sábado, 23 de junho de 2012

uma música para o fim de semana - UHF


Se eu num esforço de memória tentasse recordar a primeira música portuguesa que me lembro de gostar, ou de ter sucesso muito provavelmente teria de recuar ao ano de 1980.
No meu baú das memórias, bem lá no fundo, encontraria UHF (Ultra High Frequency) com os Cavalos de Corrida.

Na altura, ouvia música principalmente através da rádio - os discos de vinyl eram poucos e a mesada não dava para comprar muitos :D - e "vivia" das ofertas e dos empréstimos entre amigos que aproveitava para gravar em cassetes virgens, onde ia arrumando o melhor possível, enrolando a fita com uma caneta ou lápis, um pouco para a frente um pouco para trás, as canções que gostava e que iam passando por lá.

Passados mais de  trinta anos, não sei onde é que está a cassete onde a tinha gravado, mas Cavalos de Corrida ainda é uma grande rockalhada.
Música rápida e frenética, com uma letra que passadas três décadas ainda continua a fascinar.




Entretanto na comemoração dos seus 34 anos de carreira - formaram-se em 1978 -  os UHF abrandaram os Cavalos de Corrida e em vez do frenesim da velocidade, estão agora na placidez de um piano minimal.
Resulta surpreendentemente bem, e a letra ganha uma outra dimensão e até visibilidade. mas o original é sempre... o original.


Agora é que a vida passa num flash e o paraíso é além
Agora é que o filme deste massacre é a rotina Zé Ninguém
Agora é que perdeste o juízo, a jogar esta cartada
Agora é que galopas já ferido, procurando abrir passagem

Agora, agora, agora, agora, tu és um cavalo de corrida, eh

Bom fim de semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário