sábado, 14 de abril de 2012

uma música para o fim de semana - Nancy Vieira


A Ilha dos Outros de Nancy Vieira teve o mesmo impacto em mim que Mercy de Duffy.
Ouve-se uma vez, não se sabe quem é a voz, de quem é a música ou quem escreveu a letra. Mas tudo bate certo, tudo se equilibra. Gosta-se e pronto. É amor à primeira audição

A voz é da cabo-verdiana Nancy Vieira, o piano que a acompanha é do português Manuel Paulo e a letra é do João Monge, ambos músicos dos extintos Ala dos Namorados.
Pássaro Cego, o nome do álbum lançado em Outubro de 2010, conta a história de um pássaro que viaja através de ilhas.
Como não vê, ele só tem a percepção das ilhas através dos outros sentidos. É este o  elo de ligação entre as faixas e o mote para o álbum.
A cada uma das ilhas sobrevoadas corresponde um tema, uma paisagem sonora e a uma pintura de João Ribeiro que ilustra todo o álbum com a forma de um livro.

A Ilha dos Outros, a minha sugestão para este fim de semana é a terceira ilha das dez por onde o pássaro cega passa.

Tem uma letra muito sensorial, plena toques, ou não fosse a descrição de um pássaro cego a viajar por uma ilha e tentar desvendá-la, percebe-la.
É uma promessa de um encontro no céu, a busca e a esperança de encontrar um igual.


Deixa tocar-te a pele 
Ler nos poros tudo o que és 
Como numa folha de papel
Onde crias tudo o que não vês
Deixa entrelaçar os dedos 
Nos teus cabelos de querubim
Desvendar os teus segredos
Saber se és igual a mim.

Quem és tu? de onde vens?
Tens duas asas como eu
Tens corpo e alma e também tens
Encontro marcado no céu
Deixa-me beijar-te  a boca 
A casa onde a tua língua poisa
Pra saber se esta coisa louca
Nos sabe aos dois a mesma coisa

Quem és tu? de onde vens?
Tens duas asas como eu
Tens corpo e alma e também tens
Encontro marcado no céu

Quem és tu? de onde vens?
Tens duas asas como eu
Tens corpo e alma e também tens
Encontro marcado no céu
Deixa-me beijar-te  a boca 
A casa onde a tua língua poisa
Pra saber se esta coisa louca
Nos sabe aos dois a mesma coisa

Quem és tu? de onde vens?
Tens duas asas como eu
Tens corpo e alma e também tens
Encontro marcado no céu


A voz de Nancy soa límpida, quente e aconchegante como os cobertores que puxamos até ao pescoço numa fria noite de inverno.


Bom fim de semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário