segunda-feira, 16 de abril de 2012

dia mundial da voz


Considero curioso este dia. Dia Mundial da Voz. É a forma de comunicação mais antiga que existe.
Durante milénios os seres humanos comunicaram uns com os outros exclusivamente através voz. A passagem do conhecimento através da oralidade é intemporal. Ainda hoje domina sobre qualquer outra forma de comunicação.

Quando soube que hoje era o dia mundial da voz, pensei de que maneira poderia fazer jus a este dia.
O mais óbvio seria através de uma canção, de um cantar. Também desde sempre que as canções e cantares tradicionais existem. Também através delas se transmite conhecimento e se perpetua a cultura dos povos.

Mas depois pensei para além de uma canção, de que outras formas a voz é igualmente importante. Que mais ela pode fazer para além de transmitir conhecimento

Lembrei-me. A palavra falada. Os discursos.
Estes podem transmitir emoções, sonhos, ideias e ideais. Podem transmitir coragem ou incitar ao medo. Através de um discurso inflamam-se ou moderam-se povos. Conduz à revolta ou ao apaziguamento. Pode mudar o curso da História.

A palavra falada é uma arma poderosa, talvez mais eficaz que uma arma. Influencia, milhares ou milhões de pessoas. Pode perpetuar um orador.
Ela, a palavra falada, já lançou na imortalidade homens e mulheres.
Wiston Churchil, John F. Kennedy, Mahatma Gandhi, Adolf Hitler, Benazir Bhutto e Margaret Thatcher são bons exemplos da força e do poder que um discurso pode ter nas pessoas, num país.

Procurei na net, aquele discurso, o mais influente, aquele que melhor transmitiu um ideal e um conceito de justiça.
Encontrei-o facilmente, era igualmente a minha escolha. Foi um discurso tão inspirador que provavelmente lhe terá custado a vida quase cinco anos depois de o ter proferido.

Martin Luther King, no discurso I Have a Dream, proferido a 28 de Agosto de 1963 à frente de 200 mil pessoas, na luta pela igualdade de direitos e contra o racismo nos EUA, conta o sonho que teve.
O sonho que um dia os seus quatro filhos viveriam num país onde não seriam julgados pela cor da sua pele, mas sim pelo seu carácter.

A voz e o discurso de MLK no dia mundial da voz.




Sem comentários:

Enviar um comentário