domingo, 22 de abril de 2012

dia mundial da Terra


As alterações climáticas e o aquecimento global devem ser provavelmente a par do excesso de população e o esgotamento de recursos, a maior ameaça que o planeta Terra enfrenta actualmente.

Há quem defenda a pés juntos que se deve à influência, à ganância e à acção cada vez maior do Homem sob o planeta e há quem defenda que as alterações climáticas que estão em curso são um fenómeno cíclico, que já aconteceu antes e que a Terra no fim delas há-de encontrar um novo equilíbrio.

Talvez sim, talvez não. Pessoalmente acredito que elas são consequência directa do Homem. Na melhor das hipóteses talvez seja um misto dos dois.
Influência do Homem e o ciclo naturalmente da Terra. Mas aqui, insisto, tenho que acrescentar que há claramente predominância do primeiro.

De qualquer maneira a velocidade a que estão acontecer é tremenda e aparentemente a Natureza e a Vida não estão a conseguir encontrar um novo equilíbrio.

O vídeo tem um mensagem bastante forte. Mostra a Natureza a desistir.
No entanto sabemos perfeitamente que Ela não desiste.
Se isto acontecer, significa que Ela sucumbiu, que nós não fomos capazes de a perceber, que lhe interrompemos os seus ciclos normais, que não lhe demos tempo para se adaptar.

O drama, o que é incompreensível, é que o Homem sucumbirá com a Natureza.
E no fim, a história do planeta já provou isso, a Natureza encontrará uma saída e emergirá de novo, diferente, com novas soluções.
A grande pergunta é se o Homem assistirá ou emergirá com ela, ou se Natureza no seu novo e certamente mais sensato equilíbrio decidirá que... não.




Sem comentários:

Enviar um comentário