quarta-feira, 14 de março de 2012

dia do Pi


Hoje - ler aqui - celebra-se o mais famoso e conhecido número da matemática, o Pi
O célebre número que define a razão do círculo com o seu diâmetro.

Evidências mostram que este número já era conhecido dos gregos há cerca de dois mil anos atrás.
Existem documentos concretos do valor de Pi encontradas em tabelas mesopotâmicas datadas de 2000 a.C. que apontavam o valor do Pi como sendo igual a 3.
E há historiadores que afirmam que já havia este conhecimento, pelo menos de uma maneira indirecta, ainda mais cedo na história ao recuar a sua origem no Vale do Danúbio há cerca 4000 a.C.

Quanto ao primeiro descobridor rigoroso do nº de Pi, atribui-se ao Hippokrates de Chios em 430 a.C. por intermédio de um comentário feito pelo filósofo Simplicius ao trabalho de Hippokrates. Mas o referido trabalho está perdido no tempo e portanto não há comprovação efectiva desta atribuição.

Assim é atribuído a Euclides, onde demonstra e enuncia no seu tratado de geometria Elementos, o mais antigo documento existente com referencia a Pi, escrito cerca de 300 a.C., a descoberta deste número.


E quanto ao cálculo do nº de casas decimais de Pi?
Para o quotidiano sabe-se que o valor 3.14 é suficiente, se quisermos ir para valores mais exactos, utiliza-se o valor de 3.1416 e para trabalhos realmente avançados em termos de cálculo matemático vai-se para as dez casas decimais, ou seja 3.1415926535.

Actualmente o Pi, usando super computadores, já tem determinadas pouco mais de dez triliões (10.000.000.000.050) de casas decimais (absolutamente inúteis), calculadas em Outubro de 2011 pela dupla Alexander Yee e Shigeru Kondo.

Ler mais aqui




E ainda há quem pense que em inglês - foneticamente as duas palavras soam iguais - o inverso de Pi é... Pie (tarte). 
O que vale é que eles são inocentes  :D




Sem comentários:

Enviar um comentário