quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Carl Sagan Day


"A ideia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é rídicula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade."
Carl Sagan

"Se não existe vida fora da Terra, então o Universo é um grande desperdício de espaço."
Carl Sagan


Se fosse vivo, o astrónomo norte-americano Carl Sagan faria hoje 77 anos. Comemora-se todos os anos, neste dia o Carl Sagan Day.
Nasceu a 9 de Novembro de 1934 e morre a 20 de Dezembro de 1996, vítima de cancro na medula óssea.

É difícil explicar a importância que Carl Sagan teve e tem em mim e certamente em muitos de nós.
Vejo-o como um professor. Ensinou-me a olhar menos para o chão e mais para o céu e melhor do que isso, ensinou-me a deslumbrar-me com ele, com a sua beleza e com as suas histórias e segredos escondidos.

Carl Sagan mostrou-nos sem margem para dúvidas e da maneira mais elegante possível a nossa verdadeira dimensão no cosmos - um grão de poeira suspenso num raio de sol.
Somos pequenos nas dimensões, mas grandiosos nas conquistas do saber.
Mostrou e demonstrou igualmente um conceito maravilhoso (e absolutamente glorioso) para mim e que está descrito no cartaz que escolhi para ilustrar este post: somos feitos de matéria estelar, somos todos filhos das estrelas.

Pertence a Sagan um dos livros mais importantes na minha vida, Contacto. É um daqueles livros que eu levaria na minha nave se um dia o mundo acabasse e tivesse que escolher os livros que representam o melhor da Humanidade. Escrevi sobre ele aqui a propósito do Dia Mundial do Livro.

É com a série televisiva Cosmos e o respectivo livro que comprei na feira do livro em 1985 me deixei fascinar até hoje pela astronomia.
Com o livro Cometa, comprado de propósito para a passagem do cometa Halley no ano de 1986, ganhei conhecimentos e um grande respeito e admiração por estes viajantes siderais que nos honram com as suas passagens próximas do sol que lhes custa, por cada passagem efectuada um pouco de si próprios.

Cérebro de Broca, Os Dragões do Éden e Ligações Cósmicas, são outros dos seus (grandes) tesouros que estão na minha posse.

Se poderia viver sem Carl Sagan? Poder, podia, mas não seria a mesma coisa.




1 comentário: