sábado, 1 de outubro de 2011

uma música para o fim de semana no dia mundial da Música - Tchaikovsky


Não consigo ter ideia do vazio que seria a minha vida sem música.
Ouvi a música da moda nos tempos de liceu quando os amores são de vida ou de morte, fiz o décimo segundo ano quando a incerteza ainda domina sobre o queremos ser no futuro a ouvir a música da Antena 2, fiz a faculdade quando parecia que era mais fácil entrar do que sair, a ouvir a música que a Gulbenkian tinha para me oferecer e agora que me tornei naquilo que a minha natureza não é, oiço a música que compro no carro, no meu computador e em minha casa.

Não sei exactamente quando o Concerto nº 1 para Piano e Orquestra de Tchaikovsky entra na minha vida, talvez entre a música da moda e a Antena 2, mas sei que em finais da década de 80 já era uma das músicas mais importantes da minha vida e mantém-se até aos dias de hoje.
É um concerto cheio de sentimento, força, doçura e emoção.

Lembro que quando as coisas corriam mal para os meus lados fechava as luzes do quarto, sentava-me no chão em frente à minha aparelhagenzita - a Lucrécia :) - punha a cassete da Deutsch Grammophon com o Concerto a tocar, fechava os olhos e imaginava a música a sair das colunas, a passarem pelo meu corpo para depois encherem o quarto numa acolhedora sopa desordenada de notas musicas.
Esta imagem ajudava a acalmar os meus tormentos da altura.

Hoje em dia este concerto ainda tem um peso grande na minha vida, é uma das grandes referências minhas na música clássica.
Ainda fecho os olhos para o ouvir, mas já não me sento no chão. Agora deito-me no sofá e em vez da velha cassete (que ainda existe) é um cd, mas continuo a ser fiel à etiqueta e ao seu maestro: Deutsch Grammophon e Herbert von Karajan.

É a minha escolha para o dia de hoje, o Dia Mundial da Música e para o fim de semana que o celebra.


O Concerto nº1 para Piano e Orquestra tem 3 andamentos. Este é o primeiro dos três. 
Dirigido pelo mítico Karajan, claro.




Sem comentários:

Enviar um comentário