quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Miles Davis - 20 anos de silêncio


Há vinte anos, a 28 de Setembro de 1991 o trompete de Miles Dewey Davis III, Miles Davis para o mundo, calava-se para sempre.
No entanto o seu legado é extraordinariamente abrangente e transversal na cultura musical.

Com o seu trompete, para além do jazz, ele unificaria e entraria por géneros musicais tão diferentes quanto o rock, funk, soul, música contemporânea, electrónica e o hip hop.


É este o toque maior da sua genialidade, a inesgotável capacidade de criar e inovar que o acompanhou até ao fim da sua vida, seu desejo de expandir os limites do jazz, como se tentasse perceber até onde ele podia ir.
O que lhe traria alguns dissabores com alguns músicos mais tradicionalistas que afirmariam que já estava longe do verdadeiro, do tradicional jazz.

No dia em que se recorda - o que pessoalmente considero o melhor e maior músico de jazz de sempre - os vinte anos da morte de Miles Davis, escolhi o tema So What que abre o lendário álbum Kind of Blue lançado em 1959, que para muitos (eu incluído) é considerado o melhor álbum de jazz de sempre.

Nesta gravação de So What, Miles Davis toca trompete e John Coltrane está com o saxofone tenor.
É quase impossível não ver e ouvir tocar estas duas lendas do jazz e da música do século XX sem sentir um arrepio daqueles na espinha.
Uma vénia aos dois. E um imenso obrigado, claro.




Sem comentários:

Enviar um comentário