terça-feira, 22 de abril de 2025

dia Mundial da Terra


Muitos sabem, poucos pensam nisto. Nós somos a maior praga à face da Terra. E a mais estúpida também.
Estamos a arrasar com o planeta através de alterações climáticas, destruição de habitats, perda de biodiversidade, esgotamento de recursos naturais e uma pegada carbónica insustentável.
Mas antes de tal acontecer, arrasamos antes, primeiro, connosco. Expulsamo-nos do paraíso. Nós desaparecemos, o planeta fica. Sempre ficou ao longo das várias extinções em massa; foram cinco com a sexta a ocorrer nos dias actuais e que se chama Antropoceno por ser causada pelo Homem; que ocorreram ao longo da vida do planeta.
A Terra tem então uma oportunidade única, e garantidamente vai aproveitar: corrigir o erro que nós fomos ao longo da evolução da vida. Uma nova forma de vida dominante que saiba estar em harmonia com ela e com os seres vivos que com ela partilham este maravilhoso planeta. O único capaz, que se saiba até ao momento de sustentar vida.

Se somos a maior praga deste planeta, somo causadores da segunda maior: o sufoco pelo plástico, principalmente nos oceanos.
De facto o problema não está no plástico mas na forma como nós lidamos com ele. E é da pior maneira possível. De uma forma destruidora. Para o planeta e logo para nós.











3 comentários:

  1. Respostas
    1. Estamos a destruir o paraíso..

      Eliminar
    2. Tudo em nome do progresso e da economia desenfreada, como se houvesse progresso possível num mundo morto. Chamam-lhe ´desenvolvimento`! 🤨

      Eliminar