quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Nut - porque a noite também é (muito) bonita



Dizem que é muito "feiinha" ou que é feia como a noite.

Admito que tal seria verdade se houvesse animais feios, que não há. Muito menos quando se fala de gatos.

É uma gata adulta tricolor, muito escura em que os laivos de dourados e brancos estão escassamente dispersos na pelagem que não chega a ser negra. Poderia ter sido pintada por Pollock nos seus piores dias...
Foi atropelada mas sobreviveu a custo. As sequelas são bem visíveis: lesões na coluna, a parte traseira tem uma certa desproporção, desequilíbrios ao andar porque tem as patas desalinhadas e uma certa dificuldade em saltar e por vezes em levantar-se. A cauda está amputada pela metade e tem problemas de bexiga, porque vai uma quantidade de vezes anormal ao longo do dia à caixa de areia.

Estava há seis meses a viver numa clínica. Ninguém a queria por todos os motivos acima. Com a morte do Mahler abriu-se uma "vaga" para outro gato que não ninguém quisesse, que ninguém ultrapassasse a questão do não ser bonitinho e que não fosse capaz de ver que acima de tudo é um ser vivo que gosta e precisa de carinho e protecção.

É uma gata meiguinha, positiva, calma e boa onda. Tem um miar esganiçado e um ronronar maravilhosamente tão desengonçado e desajeitado quanto ela. Os seus olhos são do tamanho do mundo e parecem estar permanentemente pasmados. São profundamente negros e tornam-se autênticos buracos negros quando as meninas dos seus olhos expandem ao máximo.
Está a ainda a aprender a lidar com os restantes felinos da casa.

E como acredito, e sei, que a noite é bonita dei-lhe o nome de Nut.
Nut é a deusa egípcia dos céus de dia e de noite, do firmamento. É a deusa mais poderosas do panteão egípcio. Dela nasceram os principais deuses egípcios: Osíris, Ísis, Néftis e Seth
É representada por uma mulher arqueada, protegendo a Terra, onde ao longo de todo o seu corpo estão dispostas estrelas.

Não sei se Nut vai viver muitos anos, mas os que viver, garantidamente vão ser o máximo para ela.


2 comentários: