terça-feira, 13 de novembro de 2018

Stan Lee, o homem que criou um Universo


Peter Druker afirmou uma vez que "a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo".
Quando se fala de Stan Lee, houve alguém que parafraseou Drucker e escreveu: "a melhor forma de de governar o universo é criá-lo."

E Stan Lee, fê-lo melhor que ninguém. Qualquer super-herói ou figura da Marvel (esqueçam o Batman, Super-Homem e a Mulher-Maravilha que esses são da DC Comics) que nos possa vir à memória, a probabilidade de ter sido criada e imaginada por ele é altíssima.
São contadas às centenas a quantidade de personagens criadas por este nova-iorquino, nascido a 28 de Dezembro de 1922, que aos 10 anos já lia Shakespeare.

Basta pensar em três colectivos da BD e da Sétima Arte para se ter a noção do poder criativo de Lee: Vingadores, Quarteto Fantástico, X-Men e mauzões associados. Acrescentem por exemplo, o Punisher, Daredevil, Thor, Black Panther, Thor, Loki e por aí fora.
Muita desta gente (o Capitão América, não) foi pensada e imaginada por Stan Lee. Ele deu-lhes vidas normais com profissões, problemas comuns, relações familiares complicadas, perdas e desgostos, inclusão ou exclusão social, reinos e até animais de estimação.

É pensar como seria as nossas vidas, a nossa concepção do Universo, do Bem e do Mal, sem todo este pessoal, sem Stan Lee.
Eu, por exemplo, sem o Homem-Aranha seria muito... pobre.

Stan Lee morreu, melhor, não morreu ontem aos 95 anos.. ;)

Para quem possa interessar, Stan Lee sempre fez cameo nos filmes da Marvel. Estejam a atentos a uma personagem de bigode, óculos escuros e cabelo grisalho, que faz umas breves aparições ao longo dos filmes.





Sem comentários:

Enviar um comentário