sábado, 29 de setembro de 2018

uma música para o fim de semana - Tetvocal


Admiro muito o cantar "a capella", a arte cantar uma canção que a voz se apoia noutras vozes, sem qualquer uso de instrumentos musicais. É a utilização da voz no seu estado mais puro.

Fico sempre curioso com forma como as vozes de apoio irão ser trabalhadas para fornecer o suporte, substituir a secção rítmica na forma instrumental.
Muito do que gosto no canto a capella, reside precisamente nestas soluções encontradas.

Muito dos grupos a capella, tocam versões de outras canções, usualmente bem conhecidas, o que torna fácil perceber em dado ponto da música, como os instrumentos foram vocalmente contornados, como as vozes se vão coordenar entre si para produzir algo diferente do que já é conhecido.

Em Portugal, um dos grupos mais conhecidos nesta forma de cantar, baseada no canto gregoriano, foram os Tetvocal.
Este grupo portugês constituído por quatro vozes masculinas, teve um carreira razoavelmente curta. Surgiram em 1992, em 1994 lançavam o seu primeiro álbum (Tetvocal), dois anos depois saia o segundo (Desafinado) e em 2004, estava no mercado o terceiro e último trabalho: Lado A.

Chico Fininho é uma música que já pertence ao imaginário nacional. Ver como eles fazem a abordagem a esta mítica canção é super interessante.


Bom fim de semana ☺








Sem comentários:

Enviar um comentário