sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A Execução de Saigão - 50 anos


No primeiro dia de Fevereiro de 1968, o fotógrafo norte-americano Eddie Adams, tirou uma fotografia que se tornou um dos símbolos máximos do anti-guerra vietnamita.

Saigão, o que hoje se chama Ho Chi Minh City. O chefe da polícia local, General Nguyen Loan, sai para a rua arrastando Nguyen Van Lem algemado, um prisioneiro vietcong. O que parecia ser uma ameaça, um transporte para uma outra qualquer prisão, transformou-se num abrir e fechar de olhos, numa execução.

Nguyen ergue o braço direito segurando uma pistola e de imediato, sem hesitações, dispara directo à cabeça do prisioneiro. Para a história, congelado pela câmara de Eddie fica o gesto do policia e o trejeito inútil de protecção do prisioneiro, adivinhando o que iria acontecer fracções de segundo depois: a sua própria morte.

Chamam-lhe a Saigon Execution (A execução de Saigão). Para todos nós ela mostra um civil que foi abatido, executado a sangue frio. Na verdade não é um civil. Muito longe disso.
É um militar cuja milícia, na manhã do próprio dia em que foi executado, a que pertencia, matou mais de trinta sul vietnamitas em Saigão. Polícias, seus familiares, filhos e alguns norte-americanos.
Todos eles também algemados e alvejados com tiros na cabeça.

Argumenta-se que Lem estaria protegido pela Convenção de Genebra e que a sua execução, sem direito a um julgamento em tribunal, teria sido um crime de guerra. Há que defenda o contrário, que não estava ao abrigo da Convenção. Tinha morto membros da polícia, não estava fardado e não estava em combate.
É esta a última situação para a qual pendem a maior parte das opiniões. Aos dias de hoje ainda se discute se de facto estaria ou não protegido pela Convenção de Genebra.

O facto é que o General Loan foi para o Estados Unidos viver e abriu uma pizzaria na Virginia.
Quando se soube quem Loan era e o que tinha feito, a sua vida foi várias vezes ameaçada. O restaurante teve que ser fechado.
Nguyen Loan morreu de cancro em 1998, com 67 anos.

Ontem, quinta-feira, um de Fevereiro de 2018, esta imagem fez 50 anos que foi tirada.





Sem comentários:

Enviar um comentário