sábado, 4 de novembro de 2017

uma música para o fim de semana - Gobi Bear


Há pouco mais de seis anos (esta é a edição nº 318) que a rubrica 2uma música para o fim de semana" existe.
É uma dor de cabeça semanal. E por vários motivos.
Gosto que em cada fim de semana apareça algo diferente e que seja o mais possível na área da música portuguesa.

Esta é a maior dor de cabeça. Não costumo navegar nestas águas, logo não as conheço bem. Nem sempre consigo pensar em algo diferente. Obriga-me a andar com os ouvidos atentos ao que vai passando nas rádios. E aqui há outra ligeira dor de cabeça. Não tenho paciência nenhuma para Comercial e afins. São de uma monotonia e falta de ideias atroz. Oiço essencialmente a Antena 1, a Rádio Nova, por vezes a Antena 3.
Estas de vez em quando dão algumas ideias, mas não o suficiente para uma frequência semanal.
Outra grande dor de cabeça é que a música tenho gostar, tem que falar comigo, mas não precisa de me fascinar ou apaixonar, caso contrário e salvo muito pontuais situações, não a coloco a tocar no palco da Esteira. O que também não ajuda muito.

Esta semana, a solução passou por um cartaz de rua que mencionava um concerto de Gobi Bear. Fui à procura de quem era.
É o alter-ego de Diogo Pinto. É daqueles, tipo Noiserv, que gosta de trabalhar de compor, escrever  e gravar sozinho. Toca vários instrumentos, mas o seu preferido é a guitarra.

Não sei exactamente o porquê do seu nome, mas agrada-me. O urso de Gobi (Gobi Bear) é um urso mais ameaçado de extinção do mundo. Está a ser alvo de uma protecção por parte da Mongólia extremamente activa.
Mas o próprio Gobi Bear também parece, mas dos simpáticos, um... urso.

A sua música é simples e nostálgica. A sua voz, tem um fundo algo triste e paciente, combina bem com a música.
Lançou há poucas semanas o seu primeiro álbum, o InorganicHeartbeats & Bad Decisions.
O Animals é um dos meus favoritos do álbum.
Foi uma boa descoberta.


Bom fim de semana ☺





Sem comentários:

Enviar um comentário