quarta-feira, 2 de agosto de 2017

o Dia da Sobrecarga do Planeta



Chegou hoje o dia da Sobrecarga do Planeta (Earth Overshoot Day). Ou seja, o momento em que a humanidade consumiu os recursos disponíveis, os recursos que o planeta consegue fornecer ao longo de um ano.

De hoje, até ao final deste ano, estaremos a consumir a crédito. Estaremos a consumir recursos que a Terra nos dará no início do próximo ano, mas que ainda não os temos à disposição.
É gastarmos todo o nosso ordenado e começarmos a gastar o ordenado que ainda não recebemos.
Estourámos hoje o nosso orçamento ambiental.

Isto significa que pescámos demasiado, despendemos demasiada água, a actividade da pecuária é o maior consumidor de água da actividade humana, cultivámos demasiada terra, de novo a pecuária é responsável maior pela depleção dos solos, poluímos ainda mais, destruímos habitats ainda mais, desmatámos ainda mais e lançámos ainda mais CO2 para a atmosfera.
Uma destruição total.

Neste momento um planeta não chega para satisfazermos as nossas necessidades, já estamos a precisar quase dois planetas, mais precisamente 1.7 planetas.
O patético é que mais que prejudicarmos, destruir o nosso planeta, estamos a arrasar connosco. Estamos a escavacar a nossa casa, estamos descontraidamente e empenhadamente a expulsar-nos do paraíso, do único sítio conhecido até ao momento capaz de nos abrigar, de nos proteger.

Devemos a única espécie, e dita inteligente, capaz de fazer isto.
Pedindo perdão aos porcos, porque eles são de facto inteligentes, o Universo ao ter-nos colocado neste planeta, deu pérolas a porcos.


Sem comentários:

Enviar um comentário