terça-feira, 6 de junho de 2017

série "vencedores" - Alex Honnold



À excepção de quem gosta, pratica ou praticou escalada em rocha, terá escapado a muita gente o incrível feito físico e acima de tudo a nível mental o que o escalador norte-americano de 31 anos de idade Alex Honnold conseguiu no passado dia 3 de Junho deste ano.

Sem ajuda de cordas, arnês, ou equipamento de segurança, apenas confiando na sua técnica, nas suas mãos e pés para o manter preso à rocha e evitar uma queda mortal, Alex escalou os novecentos e catorze metros de parede vertical do El Capitan no Parque Nacional Yosemite, Estados Unidos. Este tipo de escalada, é designada por "free solo".

Para um escalador "normal", usando equipamento de escalada, significa que ele vai passar umas noites, semanas, literalmente pendurado, na parede.
Alex Honnold fê-lo em menos de quatro horas!

A fotografia mostra o momento em que o americano termina a escalada.




De todos os vencedores que já passaram nesta série, a par com os atletas paraolímpicos, Alex Honnold é o que mais admiro. O que para mim se aproxima mais de um super-homem.

É uma pessoa que segue uma dieta vegetariana, personalidade simples e low profile, poucos sabiam dos seus planos do free solo no El Cap, gosta de estar longe da ribalta e vive numa van adaptada ao seu estilo de vida.
É alguém preocupado com o seu planeta, que o defende e o respeita de uma forma efectiva.
Escalar free solo, há vinte anos que a pratica, é uma vivência intensa da sua vida física e uma aproximação à vida espiritual.

Não afasta o medo da morte eminente que lhe causa esta forma de escalar. Aceita que está presente, integrou esse medo nessa mesma forma. Quando escala, afirma que só há rocha à sua volta. É analítico, a mantém calma, o sangue frio, o controlo da situação na forma como aborda os problemas que surgem numa parede de rocha.

Incrível o que ele conseguiu fazer.

Uma vénia de profunda admiração para ti.


Sem comentários:

Enviar um comentário