sexta-feira, 19 de agosto de 2016

dia mundial da Fotografia 2016 - David Alan Harvey



O que mais me agrada em David Alan Harvey é a espontaneidade, a simplicidade e a despreocupação com que fotografa.

Para este fotógrafo norte americano da National Geographic e da agência Magnum, nascido em Junho de 1944, a composição é importante, mas não essencial. O que é verdadeiramente essencial é a história que se quer contar, a forma como esta é fotografada é (quase) secundária, é sentir a paixão, o amor que se sente pela fotografia e pelo objecto que se fotografia.
Na sua opinião mais do que a técnica, são estes dois pontos que devem estar presentes, que devem tutelar e transparecer na fotografia.

Uma das características mais identificáveis em Alan Harvey, e que o torna singular é a composição das suas fotografias. Vê magistralmente o mundo por camadas. Uma sucessão de primeiros e segundo planos, e até mais. Não são meramente bidimensionais, confere-lhes tridimensionalidade. O nosso olhar começa mesmo à nossa frente e depois somos conduzidos para o fundo da fotografia. Não é um olhar estático.

Pode não emocionar, nos atirar, empurrar para dentro da fotografia da mesma maneira que Steve McCurry sublimemente consegue, mas tem o dom de nos pôr a apreciar as sua fotografias como se de quadros numa galeria se tratassem,
Inclinamos a cabeça para um lado, para o outro, uns passos para frente, uns quantos para trás. Vemos o todo e depois procuramos detalhes.
Não é por acaso que David Alan Harvey consegue esta proeza.
Desde cedo que estudou e procurou inspiração nos mestres da escola de pintura impressionista.

Afirma convictamente que tal como um músico, um pintor, um escultor, começa por estudar os clássicos, a história da arte, um fotógrafo tem que começar por aí também.
Perceber o que está por trás das grandes fotografias, estudar os grandes mestres e copiá-los até para perceber o que pensaram e o que viram. Depois naturalmente o seu olhar, a sua visão, as suas características, aparecem naturalmente.

Neste aspecto David Alan Harvey é realmente único.















Sem comentários:

Enviar um comentário