quinta-feira, 28 de julho de 2016

destruição


As prospecções, pesquisa e produção de petróleo e gás natural que estão previstas em todo o território nacional (on-shore e off-shore) cujos contratos já estão assinados, e particularmente no Algarve é uma questão muito séria e mais preocupante ainda. Apesar de esta questão ter ganho algum imediatismo recentemente, infelizmente poucos a conhecem e muitos estão desinteressados nela.




Não foram consideradas necessárias análise de impactos ambientais (!!!) e impactos turísticos nas zonas consideradas como sendo mais promissoras, o que é um absurdo dada a natureza catastrófica e altamente poluidora da prospecção e exploração de petróleo e gás natural.
Algumas dessas áreas consideradas "interessantes" estão localizadas em zonas protegidas da na natureza, localizadas no sul (Alentejo e Algarve) do país: o Parque Natural da Ria Formosa, Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina

A destruição e contaminação de lençóis freáticos e aquíferos, é quase uma certeza, flora e fauna marinha garantidamente terão os seus meio ambientes afectados e perturbados.
É uma actividade que comprovadamente potência a actividade sísmica em zonas onde esta está latente ou com registos sismológicos regulares. O Algarve, onde a maior parte dos esforços na procura e produção de petróleo estão concentrados, é uma das zonas com maior actividade sísmica registada em Portugal.

E estando nós a falar de Portugal, onde a mesquinhice, tráfico de influências, políticos intriguistas, tacanhos e corruptos, os remotamente benefícios deste assassinato do meio ambiente, que o ministério do Ambiente, pertencente ao ministro João Pedro Matos Fernandes, que por muito que diga o contrário, não preserva ou protege, dificilmente se reflectiriam no povo português.
Dada a falta de capacidade tecnológica e financeira para exploração de petróleo, toda ela seria feita por empresas externas com reduzidas contrapartidas para o Estado.


Há várias petições a correr contra esta desastrada decisão.

Ver o vídeo com atenção e preocupação. :(







Sem comentários:

Enviar um comentário