sexta-feira, 24 de junho de 2016

paz à sua alma


Era de algo como um Brexit que tinha que a abalar a Europa (entenda-se a a Alemanha) para fazer sacudir a letargia ditatorial em que ela.

O Brexit, mostra que há quem saiba pensar fora do rebanho, que quer ter em pleno o controlo do seu país, quem recusa a subserviência germânica, o lamber das botas aos agiotas que distribuem fundos, não ser o cachorro que obedece sem pensar porque quer agradar ao seu dono.
E o exemplo da saída da Grã-Bretanha do império neo-nazista financeiro em que caiu toda a Europa, fará com que outros países, por exemplo a França e a Holanda (Nexit) que já levantaram as suas vozes comecem a pensar, a reflectir nos prós e contras desse acto de coragem.
A europa mediterrânea está muito mais próxima de estar fora da UE do que possamos pensar ou até querer admitir.

A gananciosa, colonizadora, pouco democrática e menos solidária ainda, europa Merkeliana não vai ainda cair por causa desta saída mas vai tremer. Terá que ser repensada e reconstruída. Com um pouco de sorte, de inteligência e alguns murros da mesa principalmente da parte dos PIGS, a europa, será de novo Europa. Menos sufocante, mais tolerante, menos ingerente nas soberanias dos países que (por enquanto) forem ficando neste e talvez pouco recomendável grupo de momento.
Vejo a concretização do Brexit bastante mais como uma consequência de acções políticas (europeias) do que emocionais. Por razões emocionais entendo como por exemplo, refugiados, terrorismo, islamofobia, homofobia, o aumento da influências das extremas direitas e esquerdas.


Acredito que no fundo, nada de especial não vai acontecer ao Reino Unido. Certamente que sim no curto prazo, um par de anos, mas a médio prazo estará estabilizada.
Mas não na europa do Euro. A estabilidade demorará mais tempo a ser atingida. E sairá mais caro em termos económicos e financeiros à Europa, ficar sem esta ilha de estados que ao contrário.

O Reino Unido pode brevemente enfrentar, mais uma vez, a vontade da Escócia tornar-se independente depois de em 2014, o não à independência ter ganho o referendo.
Ontem a Escócia votou maioritariamente Bremain, cerca de 60%. Se o referendo à independência voltar a sair à rua como os escoceses de novo pretendem, aí talvez vá residir a maior e mais séria ameaça à integridade britânica após a sua saída. É que estes estão agora a pensar seriamente em dizer sim a aquilo que há dois anos atrás disseram não.


Em termos práticos a vitória do Brexit é a derrota da Europa que tem os rostos da Merkel, do Barroso, Schauble, Sarcosi, Juncker e de outros béus béus que apenas sabem ou souberam abanar fielmente a cauda aos seus donos e senhores.
O Brexit é um RIP, um paz à sua alma da Europa actual. E não tenho nada contra.






1 comentário: