quarta-feira, 18 de maio de 2016

uma mãe sofre


Vitelos, leitões, cabritos, cordeiros.

Nunca nos lembramos que há uma mãe que chora, que fica perturbada, em stress, por as suas crias, os seus filhos lhes serem retirados, por assistirem aos actos de violência sobre eles, por ouvirem os seus pedidos de socorro e não poderem fazer nada por eles, por não poderem, não as deixarem proteger os seus filhos.

Nunca nos lembramos, não que uma mãe não humana, sente, sofre e ama exactamente o mesmo pelos seus filhos que uma mãe humana.
Subestimamos, ignoramos, pomos de lado, a capacidade de um animal poder sentir porque pensamos nele apenas como um animal, não como um ser vivo senciente.



Nunca nos lembramos que uma cria que é separada à força da sua mãe sente a falta da sua protecção, sente-se desamparada, sente-se perdida.
Ela chora como qualquer criança que chora pela sua mãe ou pai por estar só, causa a mesma aflição e ansiedade na progenitora, da mesma maneira que uma criança perdida causa nos seus pais.

Quando se come, um vitelo, um leitão, um cabrito ou um cordeiro, há uma mãe que sente a falta, há uma mãe que chorou, stressou pelo desaparecimento da sua cria, do seu filho. E reciprocamente.
Tal como qualquer mãe, tal como qualquer filho.





2 comentários:


  1. Não consegui ver a partir do 2...
    Arrepiante! :(((((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e muito triste.
      Mas podemos mudar um pouquinho, sermos um pauzinho numa engrenagem grande, é ajudar a que estes sofrimentos que estas mães e filhos sofrem possam diminuir. É não participar, é evitar, é mudar hábitos alimentares, mais saudáveis, mais sustentáveis, mas também mais justos para com os animais.

      No fundo, como tantas outras coisas é uma questão de nós querermos mesmo mudar as coisas. E por vezes assim conseguimos pequenos milagres.

      Eliminar