quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dhafer Youssef



Em La Prière de L'absent, o trompetista Markus Stockhausen. filho do compositor alemão Karlheinz Stockhausen, tem uma introdução longa e muito intima. Numa primeira impressão a sua sonoridade remete-me para o sagrado cristão. para uma oração

Ao chegar a 01.17 a voz tunisina de Dhafer Youssef começa a acompanhar o trompete e a magia acontece.
Este mantém o mesmo registo, mas a voz de Dhafer leva-nos lá para longe, para o alto dos céus. Também me remete, mas desta vez a um chamamento ao universo espiritual e místico sufi, do qual a música de Dhafer é influenciada.
Aos 02.58 outro momento sublime, o alaúde faz a sua entrada.

Até ao final de La Prière de L'absent, estes três elementos, trompete, voz e alaúde, não deixam de se entrelaçar, mas dando espaço uns aos outros e sabiamente não interferindo com as suas esferas privadas. Bateria e contrabaixo estão presentes de uma maneira eficazmente discreta. Quase que é preciso ir à procura deles para os encontrar. O palco sonoro deste tema, não lhes atribui protagonismo. Mas sem eles, ele ficava muito pobre.

Ao mesmo tempo, todos eles respeitam imenso e quase que se curvam perante outros dois elementos que estão omnipresentes desde o início desta música: o tempo pausado e o silêncio bucólico.

Um encontro de culturas sublimemente unidas: o jazz e a tradição magrebina.





1 comentário: