sábado, 31 de outubro de 2015

uma música para o fim de semana - Tais Quais


Se usarmos a linguagem associada à educação dir-se-ia que os Tais Quais são um mega agrupamento.
E quase todos os seus elementos já passaram pelo palco da Esteira.

São constituídos pelo Tim, João Gil, Jorge Palma, Vitorino, Celina Piedade, Sebastião Santos, Paulo Ribeiro e contador de histórias alentejano, Jorge Serafim.
Vêm na linha dos Rio Grande, Tim, João Gil, Vitorino e Jorge Palma, fazem parte deles e dos meus queridos Resistência, Tim está lá, do início da década de 90.




O primeiro álbum dos Tais Quais - Os Fabulosos Tais Quais - ainda vai sair, Está previsto para o dia 6 de Novembro. Até lá já vai rodando nas playlists de algumas estações de rádio, a anunciar o álbum, o tema Algibeira.

Este atrai de imediato. Quando ouvi pela primeira vez Algibeira, chamou a minha atenção a simplicidade da letra logo nos primeiros versos.
A letra (João Monge), vozes, música e aquela sonoridade alentejana, onde a pressa não existe e o próprio tempo se atrasa.
Atenção ao piano de Jorge Palma, particularmente ao minuto 1.09, e ao acordeão de Celina Piedade.


Bom fim de semana :)




Quando for grande eu vou ter 
barba branca até ao peito
para contar o que eu cá sei 
das mil noites que passei
das mil noites que passei
e outras coisas a respeito

hás-de saber onde nasce
o coração das pessoas
a terra onde começaste
e aquela que sonhaste
e aquela que sonhaste
onde só há coisas boas

não tenho nada que valha
meia dúzia de tostões
mas guarda tudo o que eu sei
na algibeira dos calções.

não tenho nada que valha
meia dúzia de tostões
mas guarda tudo o que eu sei
na algibeira dos calções.

quando eu for grande eu vou ter
a calma das oliveiras
para te contar de onde vem
a lua que a terra tem
a lua que a terra tem
e outras coisas verdadeiras

lá vai no alto uma estrela
quem sabe onde vai cair
anda pede-lhe um desejo
e não te esqueças de um beijo
e não te esqueças de um beijo
que são horas de dormir

não tenho nada que valha
meia dúzia de tostões
mas guarda tudo o que eu sei
na algibeira dos calções

não tenho nada que valha
meia dúzia de tostões
mas guarda tudo o que eu sei
na algibeira dos calções

na algibeira dos calções
na algibeira dos calções
na algibeira dos... calções


4 comentários:

  1. Conheço ( e gosto) de quase todos esses "malandros" mas não conhecia os Tais Quais.
    Estarei atenta ao álbum.

    Resto de bom fds :)

    ResponderEliminar
  2. Ta porreiro
    Também é só malta que sabe! Não admira!

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, música e letra de qualidade!

    ResponderEliminar
  4. Musica fantástica.
    Alguém me consegue arranjar os acordes, sff
    obrigado

    ResponderEliminar