sexta-feira, 16 de outubro de 2015

dia mundial da Alimentação


Hoje é o dia mundial da Alimentação.
É muito tentador colocar fotografias de gente a morrer à fome, crianças subalimentadas, para mostrar o privilégio que é termos regularmente comida no prato e o quanto absurdo que é deitar comer fora ou dizermos que estamos cheios e que não queremos mais.
Somos responsáveis pelo que pedimos e pela quantidade de comer que nos colocam num prato num restaurante e somos ainda mais responsáveis por aquilo que nós colocamos nele.

Comprar mais do que é necessário, mais do que se consome, aproveitar por excesso as promoções.
Não levar para casa o que sobrou das refeições, deficientes condições de armazenamento e refrigeração, cálculo por alto das necessidades das superfícies comerciais, seus fornecedores e produtores.
Políticas comerciais que fazem que seja preferível mandar fora excedentes do que baixar os preços, excesso de produção que não é escoado para também não provocar uma queda de preços, gera uma quantidade de desperdício alimentar obscena.

A deficiente gestão dos prazos de validade por parte dos produtores e do consumidor, são igualmente fontes de desperdício.
A grande maioria destes prazos estão por defeito. Há uma margem de segurança muito grande entre o que prazo de validade anuncia e aquele que é efectivo.
Por exemplo a industria leiteira, aperta excessivamente estes prazos. Quanto mais se desperdiçar devido a eles, mais esta industria vende.
Conforme os produtos em causa, o prazo de validade pode variar entre mais de uma semana a vários meses.

A, desnecessária, calibração aos produtos hortícolas e frutícolas que impõe um determinado peso, aspecto, dimensão, causa que, quase um terço destes produtos não cheguem sequer ao consumidor.

Segundo o Projecto de Estudo e Reflexão, liderada pela CES/ UNL, sobre o desperdício alimentar, no que respeita a Portugal, cerca de 17% da comida que é produzida no nosso país é desperdiçada ainda antes de esta chegar aos nossos pratos.
Estima-se que anualmente em Portugal, é desperdiçado um milhão de toneladas de alimentos.
Cerca de um terço desses alimentos são desperdiçados em nossas casa!
É uma loucura!

Se pensarmos que associado ao desperdício alimentar está associado um excesso de produção, de consumo de combustíveis, de energia, de água, esgotamento de pastos, mais a gigantesca pegada ecológica devido à agropecuária, temos um problema não só de gestão alimentar como de emissão de gases de estufa.


Por vezes um gráfico que entra pelos nossos olhos dentro, é muito mais eficaz e chocante que uma fotografia de alguém sem forças para se levantar por falta de alimentação.






Sem comentários:

Enviar um comentário