sábado, 23 de maio de 2015

uma música para o fim de semana - D.A.M.A





Talvez o que atraia mais em D.A.M.A - Deixa-me Aclarar a Mente Amigo - é a sua simplicidade. De alguma maneira associo-os aos alentejanos Virgem Suta. Não tanto no género musical, bem longe felizmente mas mais na sua construção.

Arranjos simples, sonoridades trabalhadas para agradar e letras de interpretação directa.
São três putos jovens, a rondar os vinte e alguns anos e discretos maneirismos a roçar uma boys band que começaram a dar os seus primeiros passos no youtube.
Foi com esta plataforma que saíram do anonimato. É no formato digital que claramente se movem ou não fossem uma com ligações à MTV.
Movem-se no mundo do pop e do hip-hop, e caem na batida clássica, diria cliché, da música ritmada e sincopada com rimas a saírem não em catadupa mas com alguma suavidade.
É pelo Tweeter, Instagram e Facebook que divulgam as suas músicas, que fazem a sua propaganda e até as disponibilizam para download.

Se as plataformas digitais os suportaram nos primeiros tempos da sua vida, é quando fizeram o concerto de abertura dos One Direction no estádio do FCP em Julho do ano passado, que se tornaram conhecidos à escala nacional e ganharam verdadeiramente visibilidade. Especialmente no público jovem e cheio de acne e em particular no feminino, onde o pronto a ouvir é tão fácil como desbravar estantes e cabides na Mango, Salsa e afins.


D.A.M.A é um acrónimo de Deixa-me Aclarar a Mente Amigo. Eles próprios dizem que é um nome apalermado mas que de alguma maneira vai no sentido daquilo que escrevem em termos das letras das suas canções, baseadas no dia a dia.


Bom fim de semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário