quarta-feira, 18 de março de 2015

Grande Ecrã - Sniper Americano



A esperança é sempre a última a morrer.
Quando entro numa sala de cinema para ir ver o último filme de Clint Eastwood, vou sempre na esperança de reencontrar um Unforgiven ou, melhor ainda, algo na linha de Gran Torino.

Óbvio que em Sniper Americano, não iria encontrar essas gemas. Mas...
A introdução começa mal. É mais do mesmo. Um cliché.
Um puto que com o pai se estreia nas artes da caça. Perseguindo um veado, o puto mostra logo que tem jeito para aquilo.

O argumento é clássico e pouco imaginativo. Um americano vê as Torres Gémeas a serem atacadas. Desperta em si a necessidade de defender a pátria dos maus.

Torna-se seal, depois sniper e lá vai ele para o Iraque limpar o canastro a umas largas dezenas de maus, leia-se iraquianos.

Entretanto torna-se naquela pessoa em que tira-se o soldado da guerra, mas não a guerra do soldado.
Apesar de ter a sua vida familiar em risco, o apelo da guerra, os seus fantasmas, a adrenalina, fazem com que Chris Kyle volte ao Iraque mais três vezes.
O argumento é como um lençol lavado estendido numa cama sem uma única dobra. É completamente boçal e previsível.

Para quem se lembra, como eu de Hurt Locker (Estado de Guerra) de Kathryn Bigelow de 2008, e não é nada difícil associar estes dois filmes. Percebe-se que Sniper Americano falha redondamente nos seus objectivos.
Na construção da personagem, na dinâmica da narrativa, no dilema moral de quem tem o poder de conceder a vida ou a morte na extremidade do seu indicador.

Falta o lado sombrio do sniper. Ou pela vontade e gozo de tirar a vida a um mau, ou porque tem que matar a vida a um mau para proteger um bom.
Nada melhor que um sniper para se poder explorar este lado.

Poder-se-ia pensar que Bradley Cooper na personagem de Chris Kyle poderia ser o motivo suficiente. Não.
Não está melhor que noutros filmes por onde passou. Teve um papel bem mais interessante em Sem Limites e As Palavras.
Apenas por ter feito ginásio e ter engordado uns quantos quilos, não o tornou um bom actor em Sniper Americano.
Pensem na excelência de Charlize Theron em Monstro. O processo de transformação foi idêntico. Na verdade foi mais longe ainda. Tornou-se irreconhecível.

O melhor do filme, sem no entanto deslumbrar, é o ambiente de guerra onde Chris Kyle se movimenta. Mais uma vez se pensarmos em Hurt Locker ou no mais antigo O Resgate do Soldado Ryan, Sniper Americano perde em toda a linha. Mas no entanto encontramos algum fulgor nas emboscadas, nos ambientes criados e na dinâmica de guerra.

Até há um lado rosa, romântico, e floreados no filme.
Não foi a queda das Torres a despoletar o desejo de justiça, mas prosaicamente estar farto de andar fazer pela vida nos rodeios.
Depois há um sniper mega mau, com nome a condizer. Mustafá. Vestido de preto, rosto fechado, barbudo, e impiedoso, como convém a uma demonização de um muçulmano.

Mustafá persegue Chris como uma assombração negra. Eles são iguais entre si. A morte é o seu denominador comum.
Mas esse paralelismo nunca é traçado. Mustafá é mau como as cobras e Kyle um anjo.
No fim Kyle derrota o seu rival, o supremo mau com um tiro impossível. E como manda a lei do cliché, seguimos a trajectória da bala em câmara lenta.
Mas a realidade é outra. Os dois nunca se encontraram. O tiro impossível é realmente impossível.
Ele nunca foi disparado.

Ao fim das poucas mais de duas horas de filme e entre dois bocejos, ficamos a saber que os iraquianos são os maus da fita, os americanos, os bons da fita e Chris Kyle, um tipo porreiro, um justiceiro patriótico enviado por Deus.

Mas há um momento para a posteridade. Quando Kyle segura Lucas, o seu filho recém nascido, percebe-se que é um nenuco, ou equivalente a isso. Absolutamente patético e inacreditável! Até dá vontade de fechar os olhos tão constrangedor que é.
O que terá levado Clint Eastwood a filmar esta cena com um bebé plástico? E os efeitos digitais servem para quê?

Quanto à esperança de um dia assistir a um genuíno herdeiro de Unforgiven ou de Gran Torino, essa vai-se desvanecendo, esfumando-se.
Sniper Americano foi mais um prego para o caixão da esperança.





Sem comentários:

Enviar um comentário