quarta-feira, 11 de março de 2015

Grande Ecrã - Mr. Turner


Não sei se William Turner terá sido como Timothy Spall o desempenhou em Mr. Turner, não completamente, mas quase desejo que sim.

William Turner é um génio da pintura que atravessou os sec XVII e XIX sempre fascinado pelos elementos e pela suas forças.
Para muitos, eu incluído, é um dos percursores da pintura impressionista, uma das bases de apoio para o seu florescimento desta corrente de pintura.

Turner é um excêntrico com laivos de misantropia. Mostrando uma inadaptação à sociedade, mas cumprindo a etiqueta da altura, e um quase permanente desagrado pelas pessoas que o rodeiam pelo facto de estes estarem afastados do seu ideal de pintura
É um homem rude, aparentemente distanciado e alheio aos problemas dos outros e com uma extrema dificuldade de comunicação. Fazendo-o de uma maneira animalesca, mais com rosnares e grunhidos que com palavras.
A relação que mantém com a criada ilustra bem esta faceta da sua personalidade.

Um homem vivendo quase obcecadamente da pintura e para a pintura. 
Por ela, afasta de si as suas filhas, pondo-se de lado relativamente aos problemas que elas enfrentam, e apenas o seu pai, parece merecer o seu respeito por ter herdado dele a paixão pela pintura.

Talvez o argumento pudesse ter sido mais rico na evolução de Turner como pintor.
Mike Leigh, enquanto argumentista, podia ter explicado melhor como surge o fascínio dos elementos surge nele, o que o leva a desafia-los para ter uma melhor noção deles, o seu amor ao amanhecer e entardecer dos dias e das cores que eles trazem.

Acima de tudo podia ter suavizado a sua personalidade. Parece caricatural a maneira como o pintor britânico é descrito.
Ter desenvolvido acessoriamente os outro pintores que se relacionavam com Turner, John Constable por exemplo, e as suas relações que parecem ser tensas e bastante competitivas.
Ter ilustrado os ambientes dos estúdios em que a arte pintada via a luz do dia para depois esta ser confrontada com outra forma de pintura utilizando a luz do dia, a fotografia.
E aqui sim um trunfo do argumento. Sucintamente, mas não de rompante, mostra como a pintura, através dos receios de Turner, tremeu perante uma tecnologia inovadora.

A realização impecável de Mike Leigh põe-nos numa bandeja de prata, a recreação perfeita de uma época de ouro para a pintura.
Atira-nos frequentemente para a poesia visual, mergulhando-nos autenticamente em cenários em que tudo evoca a pintura de Turner. As texturas, a luz, as cores, a sua estética.

A ênfase, o focus, está toda na personagem. Mike Leigh dá imenso espaço e liberdade para Timothy Spall deslumbrar-nos com o seu Turner.

Pela fotografia e pela entrega, dedicação e empenho, que Spall coloca na personagem que sustenta, este filme merecia, infelizmente já saiu de cartaz, uma audiência e admiração maior que a que teve.
Mas saindo fora dos cânones comerciais de Hollywood e não participando nenhum dos seus filhos queridos, o seu mediatismo claudicou perante seus nomes sonantes e milhões de bilheteira que eles arrastam.

Sei quando um filme entrou dentro de mim, quando fico sentado na cadeira a olhar para os créditos finais. Saio de da sala de passo lento, de cabeça baixa, com ela ainda presa à história que acabei de assistir.
Exactamente o que aconteceu com Mr Turner.




Sem comentários:

Enviar um comentário