terça-feira, 18 de novembro de 2014

O Sr Meteorologia encontrou-se com o Sr Anticiclone dos Açores


Foi com ele que aprendi as primeiras palavras de meteorologia e as respectivas simbologias. Frentes frias, núcleos de altas pressões (um A e linhas a vermelho) e baixas pressões (um B e linhas a azul) e até soube que os Açores têm um sistema de altas pressões com residência fixa mas que lá vai andando de um lado para o outro que é conhecido pelo Anticiclone dos Açores e ainda as boas abertas que verdadeiramente ainda não sei o que são, tirando aquelas que possa imaginar.

E quem prestasse mais atenção, não só aprendia algumas coisas sobre meteorologia, mas também mais umas quantas sobre geografia e geofísica.

Foi por baixo deste anticiclone dos Açores, na ilha de São Miguel, que Anthímio de Azevedo nasceu a 27 de Abril de 1926
E não fosse o Sr Meteorologia e este anticiclone tão nacional seria para os portugueses um anónimo sem abrigo climático.

De postura discreta e serena, mas que deixava sentir a sua presença às frente das câmaras. Anthímio de Azevedo falava com aquela segurança e calma de quem sabia sobre o que falava.
Começou de ponteiro na mão, a preto e branco na televisão e passou para as cores, com comando e um ecrã croma por detrás de si.
E sinceramente, nunca as meninas do tempo lhe fizeram sombra.

Morreu ontem com 88 anos e foi ter ao encontro do seu fiel amigo que tanto ajudou a divulgar e dar a conhecer. O Anticiclone dos Açores.








1 comentário:

  1. Justa homenagem. Há muito não se ouvia falar deste meteorologista, mas quando soube da sua morte, lembrei a tranquilidade, simpatia, e sabedoria a explicar-nos estas coisas do tempo que muda.

    RIP

    ResponderEliminar