terça-feira, 19 de agosto de 2014

dia mundial da Fotografia 2014 - GMB Akash


Uma curiosidade...
Entre o daguerreótipo considerada a primeira forma expedita e logo comercial de fotografia de Louis Daguerre de 1839 até 2014, passando pelo recente 2013 em que selfie foi considerada a palavra do ano de 2013 e portanto pertencente a toda a gente, mediaram 175 anos.


É oriundo de um dos países mais improváveis para albergar um dos maiores fotógrafos da actualidade, Bangladesh.
GMB Akash actualmente com 37 anos, destaca-se dos demais fotógrafos por ter criado um nicho muito próprio por onde gosta de se movimentar.

É um fotógrafo de causas sociais. Retrata e traz para a realidade os que não têm voz, os que vivem na sombra, nas franjas da sociedade. Aqueles que a sociedade prefere ignorar e esconder como o lixo que se mete debaixo de um tapete.
Trabalho infantil, prostituição, escravatura moderna, mendicidade, os sem abrigo e as vítimas de guerras e fome são áreas da sua eleição.

Fá-lo com elegância, sem chocar. As suas fotografias são delicadas como os temas que fotografa. Há uma certa aura onírica, placidez, sem no entanto deixar de transmitir a sua mensagem e nos tocar com ela
Os seus temas são quase sempre retratados com cores saturadas e brilhantes. Quer eles sejam sociais, culturais, de rua ou de viagem,

Busca os seus temas não só no seu país natal, o Bangladesh, mas também um pouco por toda a Ásia. Índia, Filipinas, Paquistão, Nepal.
Descreve-se como um viajante e como fotógrafo de rua. Faz das suas viagens as suas causas e as nossas também.

Não se preocupa com a perfeição das fotografias. Nivelamento de horizontes ou convergências e divergências de linhas e edifícios. O seu trabalho é "manchado" de pureza e espontaneidade. O que o torna único no mundo da fotografia onde frequentemente não se distingue o que é real do que é manipulado.

Depois de nos cruzarmos com o seu trabalho ficamos com a curiosidade descoberta para mais.
Assim, aconselho vivamente que partam à descoberta de um fotógrafo que soube diferenciar-se dos demais através do seu blog, aqui, de onde vieram as fotografias que dele escolhi para o Dia Mundial da Fotografia.













2 comentários: