quinta-feira, 17 de julho de 2014

Feral, ou a não mudança da essência


A essência não se muda. Não foi feita para ser mudada. Seja ela genética ou adquirida. Somos nós. 
Pode ser disfarçada, atenuada, tapada por um fato e gravata ou por um elegante vestido. 
Mas ela mantém-se por lá, bem viva. Para o bem e para o mal.

Pensa-se nas civilizações como uma grande conquista e de facto são. Mas não são duradouras. Caíram e foram substituídas por outras, que por sua vez voltaram a desaparecer. É assim a sua natureza, a sua essência.
São voláteis, são um verniz para aquilo que não somos, que é sermos verdadeiramente e genuinamente civilizados. É só sermos colocados em situações limite, sermos vergados para além do que somos capazes aguentar e o verniz estala. 
Quem leu o Ensaio Sobre a Cegueira e/ ou viu o respectivo filme percebe na perfeição isto.

É como o escorpião que pica o sapo enquanto este o transportava para outra margem de um lago.
É como o Jack Skellington de O Estranho Mundo de Jack que vive no país do Halloween mas que se apaixona pelo do Natal e quis trazê-lo para o seu país.
Quer um quer o outro esconderam as suas essências, as suas naturezas intrínsecas e quiseram ser o que não são. Pagaram preços muitos altos.

As essências não se mudam, não se devem mudar. Sim, compreendidas. Sim, adaptadas, mas não anuladas nem enjauladas. E não se pode esquecer isto.
Um escorpião será sempre um escorpião e Jack Skellington será sempre alguém que pertence ao Halloween por muito que o Natal o fascine e queira lá pertencer.

Quem é feral, mantém-se feral. Por muito que se esforcem, por muito que me esforce.





O vídeo Feral, uma curta de animação escrita e realizada pelo português Daniel Sousa.
Esteve candidata aos Óscares de 2013 na sua categoria. Mas os prémios que acumulou desde 2012 são inúmeros e espalhados pelo mundo inteiro. Nomeadamente, Espanha, Portugal, Grécia, Ucrânia, EUA, Brasil, Corea do Sul.

Conta a história de um menino que é encontrado na floresta por um caçador que o leva para a civilização. Um ambiente estranho para ele...






Sem comentários:

Enviar um comentário