sábado, 17 de maio de 2014

uma música para o fim de semana - Sara Tavares


Não fosse ter ganho a final do Chuva de Estrelas de 1994 e Sara Tavares provavelmente seria uma desconhecida do grande público. O reforço do reconhecimento veio ainda nesse mesmo ano quando ganhou festival da canção RTP

Pesar de nascida em Lisboa, a sua ascendência é cabo-verdiana e Sara Tavares faz questão de não esquecer as suas origens nas músicas que canta. Vai buscar, o crioulo, a morna, mas também o gospel e o soul.
Isto faz com que a sua música se inscreva num dos géneros musicais que gosto muito a World Music (e particularmente World Jazz) que incorpora, pessoalmente é diferente de ser fusão, uma ou mais culturas musicais interligadas numa única música.

Ponto de Luz é isso mesmo. Com uma letra muito espiritual, sente-se distintamente nela, a música africana, particularmente o crioulo e o cheiro tropical da morna, sem no entanto o ser completamente. É do seu terceiro álbum editado em 2009, Xinti.

A voz de Sara Tavares é doce mas sem escorrer mel, quente sem parecer um cobertor e embala-nos sem no entanto nos fazer adormecer. É uma voz no ponto, cujo timbre positivo agrada a toda a gente.

O vídeo é simples, despretensioso e funciona. Mas... é pena os tons de sépia em que todo ele está mergulhado. Não sou fã. Se fosse a preto e branco...


Bom fim de semana :)




Escutando no vento
Tua voz secreta
Que me sopra por dentro
Deixa-me ser só seu
No teu colo eu me entrego,
Para que me nutras
E me envolvas
Deixa-me ser só seu

Um ponto de luz
Que me seduz
Aceso na alma
Um ponto de luz que me conduz
Aceso na alma

Por trás dessa nuvem
Ardendo no céu
O fogo do sol raia
Eternamente quente
Liberta-me a mente
Liberta-me a mente

Um ponto de luz que me seduz 
aceso na alma
Um ponto de luz que me seduz 
aceso na alma


2 comentários:

  1. Gosto de Sara Tavares. Das suas canções,da sua voz e interpretação.
    Óptima sugestão.:)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia......mas adorei! Transmite tranquilidade, protecção... tanto ao nível da letra como da própria música...o som de fundo da flauta dá-lhe um toque muito especial :)
    Parabéns pela escolha!!!

    ResponderEliminar