quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

dia mundial dos Direitos dos Animais (Humanos e Não Humanos)


Faz todo o sentido este cartoon no dia mundial dos Direitos do Animal (Humano e Não Humano)
Os animais sentem a dor da perda. Têm a noção do que é a morte. Como todos os seres vivos, isso assusta-os.

Os cães ficam ao lado de cães que foram atropelados.
Como qualquer mãe humana, as vacas, as porcas, as galinhas, as cadelas, stressam, sofrem, quando as suas crias lhes são retiradas, para serem enviadas para os matadouros e/ ou para a industria dos lacticínios roubar às mães, o leite que seria das suas crias.
Quando se come um bife, uma posta de pescada, um peito de um frango, um lombo de porco há um animal que foi morto, sem lhe ter sido dada a opção da vida. Há um animal que viveu em condições que não lhe são naturais, que não respeitaram a sua natureza, que os fizeram sofrer.

E se nós protegemos, os nossos cães, os nossos gatos e é inconcebível para nós alimentar-nos deles, porquê fazer o mesmo com os outros animais?
Porque não vivem connosco debaixo do mesmo tecto?? Porque são muito grandes e não cabem dentro de uma casa?? Porque não abanam a cauda e lambem as nossas mãos?? Ou porque não ronronam e dão turrinhas com a cabeça??
Estas desculpas são patéticas, porque se lhes dermos essa oportunidade, eles fazem tudo isso à sua maneira! Manifestam o seu carinho, ternura e preocupação connosco, de formas que nem sequer lhes damos oportunidade de mostrar!

Assumimos que eles são para matar, para comer, e não pensamos neles como animais inteligentes e sencientes que são!
E não devemos falar de só de mamíferos. Isto é válido para os peixes, para os pássaros, para todos os seres vivos com capacidade de percepção do meio que os envolve.
Um polvo tem uma inteligência superior ao de um cão. Resolve problemas complexos, gosta de brincar. Um porco tem a inteligência de uma criança de quatro anos, a galinha reconhece rostos. Um atum que é pescado, morre sufocado e à machadada. Ele urra de dor!!!
Uma baleia caçada tem uma morte horrenda. Uma bomba detona no interior do seu corpo! 
Demora horas a morrer devido ao seu tamanho e à sua resistência física.

Um tubarão quando mata/ fere uma pessoa, é por engano ou pelo seu poder físico ser tão desproporcionado relativamente ao nosso, ou porque alguém não o respeitou, não respeitou o seu espaço, não compreendeu a sua natureza.
Estima-se que o número de mortes de seres humanos por tubarões, todos os anos em cerca de doze pessoas em média.
Em contrapartida, o Homem mata, em média, milhões (!!!) de tubarões todos os anos!!! Propositadamente!!! Por prazer, desporto ou mesquinhez.

Temos que os proteger, acarinhar. Temos que os amar, temos que perceber que como nós, são inteligentes, têm a noção do ambiente que os rodeia. Interagem com ele. Não são seres passivos. Sabem-no avaliar, Sabem se os magoa ou não, se é confortável ou não.

Os animais não existem para nosso bel-prazer. Eles existem para serem livres, serem bem tratados, para as suas naturezas e suas personalidades serem respeitados.
E quando soubermos fazer, ser isto, estamos a respeitar e a sermos respeitados por tudo e todos. Estamos a respeitar o nosso planeta, a nossa casa.

Este cartoon mostra, que os animais, como nós, não querem morrer.
E quando tal acontece, eles sabem o que aconteceu. E sentem a falta e a tristeza de quem partiu.
Tal como nós.




Sem comentários:

Enviar um comentário