sábado, 7 de dezembro de 2013

uma música para o fim de semana - ITB


É inevitável. Nestes últimos dias só se fala da morte de Nelson Mandela, o que é justo. Ele deixou ensinamentos e um legado de paz e humanidade tremendo.
Comparo-o às pirâmides egípcias. Sendo do Egipto, o imenso legado e simbolismo delas ultrapassam largamente a pequenez da geografia local. 
Nelson Mandela mais do que sul-africano, tornou-se agora parte de todos nós, pertence à Humanidade.




Ao fazer o que fez pela África do Sul, fez também o mesmo por todos nós. Por isso todos os povos e cinicamente muitos dos políticos que agora o evocam, o apontam como um modelo a seguir, um homem inspirador, alguém que mais do que ter entrado na história universal em vida, entrou para a eternidade na morte.

Pensei em que música para este fim de semana poderia traduzir aquilo que devemos a Nelson Mandela.
No youtube encontrei um vídeo de um grupo do qual nunca ouvi falar e que provavelmente também não vou ouvir mais falar depois deste fim de semana.
Chamam-se ITB e cantam uma canção de agradecimento ao homem que após ter estado vinte e sete anos preso, saiu da sua prisão sem revolta, desejo de vingança ou rancor contra os seus carcereiros.
A sua única vontade era unir e reconciliar todo o povo sul africano sem usar a violência. Um activista pelos direitos civis de todo o povo sul africano.

Curiosamente o pacifismo convicto do político Mandela tem raízes na violência quando este pega em armas e cria o braço armado do Congresso Nacional Africano, o MK, em 1960. A sua captura em Agosto de 1962 e posterior julgamento ditou prisão perpétua na Ilha Robben, onde passaria dezoito dos vinte e sete anos preso.

Após a sua libertação em 11 de Fevereiro de 1990 pelo presidente Frederik de Klerk, com quem partilharia o Nobel da Paz em 1993, usando algo ainda mais poderoso que a violência, a sua determinação, as suas palavras, as suas acções pacifistas e o exemplo que ele próprio deu, conseguiu tudo o que a África do Sul necessitava e não tinha.
Liberdade, o reconhecimento da igualdade e oportunidade entre raças, um sistema político universal e pela primeira vez eleições livres e multirraciais em 1994.
Dessas eleições Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da história da África do Sul e espalhou a sua influência ao mundo inteiro.

Tal como título da canção que os tais ITB cantam  - Thank You Madiba.


Bom fim de semana :)





Sem comentários:

Enviar um comentário