terça-feira, 1 de outubro de 2013

dia mundial da Música


Não sei o que faria sem a música. Seria um vazio imenso em mim. Sem ela tornar-me-ia insuportável para mim próprio. É uma das grandes fontes de equilíbrio da minha vida.

É com ela que rio e que choro. Com ela vem doces momentos e com ela afasto as memórias amargas. Com ela sou feliz e com ela suavizo a infelicidade
Com ela encontro a serenidade necessária para amansar a inquietude que por vezes me rói.

É com ela que descanso uma cabeça cansada e uma alma triste. Como um encantador de serpentes é com ela que encanto os meus demónios quando eles me assolam e os faço voltar para o cesto negro de onde vieram.
Com ela suporto à noite os dias difíceis e agradeço as coisas bonitas da vida. Com ela digo bom dia ao dia aos fins de semana.
E estou tão habituado a comprar música aos fins de semana que quando não a compro fico com a sensação que eles ficaram incompletos.


aqui tinha escrito sobre o Concerto Nº 1 para Piano e Orquestra de Tchaikovsky e a importância que ele tem enquanto refúgio espiritual para mim desde há muito tempo.

Mas existe uma outra música, bem mais pequena na sua duração, mas poderosa na simplicidade, na elegância minimal, na tranquilidade que transmite e na pureza que encerra dentro de si própria.

Peace Piece é uma peça que sintetiza em pouco menos de sete minutos, tudo o que escrevi acima.
É perfeita. Uma nota a mais e ficaria arruinada, uma nota a menos seria vulgar. O silêncio, esse instrumento tão difícil de saber usá-lo, está subtilmente presente em cada nota do piano.
Ao ouvi-la, sem tirarmos os pés do chão somos levados e transportados por ela. Somos penas sem destino sustentadas sem esforço na terna vontade do vento. Nada se interpõe entre o piano e nós.

Peace Piece é tocada pelo seu autor. Um dos mais influentes, e uns dos que mais admiro, pianistas de jazz de todos os tempos - Bill Evans.




Sem a música, a vida seria um erro, afirmava Nietzsche.
Pessoalmente penso que seria um erro tão grande, que creio que não seja possível cometê-lo.


Sem comentários:

Enviar um comentário