sábado, 22 de junho de 2013

uma música para o fim de semana - Dead Combo


Exquisit. Um prato gourmet e sofisticado. Virtuoso e urbano.
A música parece-me um desabafo de um estado de alma inquieto, tenso. 
Uma narrativa de uma paisagem psicologicamente angustiante a fazer lembrar um western antes das personagens principais se envolverem num tiroteio do qual o resultado não será favorável a nenhum deles.

O vídeo (muito bem realizado) reforça essa sensação. Em tons nocturnos, a roçar o gótico, por vezes em tons dramáticos e algo irreais de cores quentes.

A música para este fim de semana - Putos a Roubar Maçãs - é retirada do álbum dos Dead Combo (Pedro Gonçalves e Tó Trips), Lusitânia Playboys de 2008 e é exclusivamente tocada por cordas. Guitarra, violoncelo e violino.

Facilmente fazemos replay sucessivos porque há sempre algo que se redescobre em cada audição.
A riqueza e a complexidade deste tema é enorme. Sempre que o violoncelo entra em cena é poderoso nas emoções e nas expectativas que cria, o violino amplifica-as. A guitarra é quase omnipresente.

A missão dele parece ser devolver as maçãs que tinha roubado. Uma penitência a cumprir. Quantos pomares terá ele atravessado, quantas maças terá devolvido aos ramos espoliados? Que coisas que terá ele visto?
No fim da música, terá ele cumprido a sua missão? Acredito que sim.

O Puto que Roubava Maçãs é um tema marcante dos Dead Combo. Pessoalmente, é de longe o meu tema preferido deles.

Os Dead Combo nasceram em Março de 2003 após os dois músicos se terem conhecido no Bairro Alto. A uni-los estava a admiração por Carlos Paredes.
Eles já tinham passado pela Esteira em colaboração com Camané, aqui.


Bom fim de semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário