segunda-feira, 22 de abril de 2013

dia mundial da Terra


Em fim de Setembro do ano passado, nós já tínhamos esgotado os recursos da Terra para 2012. Ou seja a partir desse mês e até ao final do ano estávamos a viver do crédito que o nosso planeta nos estava a conceder.
Para 2013 pensa-se que iremos esgotar os mesmos recursos ainda em Setembro, mas talvez uma par de semanas mais cedo.
Esta situação está acontecer desde sempre, vai continuar acontecer, mas agora a uma velocidade cada vez maior e sem que haja sinais evidentes de preocupação com esta situação.

A sustentabilidade está na ordem no dia, mas simplesmente isso. Só na ordem do dia. Sem acções visíveis capazes de inverter ou até mesmo atenuar esta situação.

Pensa-se no imediato nos grandes interesses económicos, mas não se pensa no médio ou longo prazo. Nem sequer se pensa que esses mesmo interesses económicos nesses mesmos prazos poderão estar em causa. Não se pensa em termos de legado.
Não se pensa que Terra iremos deixar às gerações vindouras. Isto é um cliché. Mas como todos os clichés, e por isso são clichés, é verdade.

Hoje que se comemora o Dia Mundial da Terra, este vídeo de Steve Cuts exemplifica extraordinariamente  esta falta de respeita pela Terra, pelos seus recursos e em última instância pelo nosso próprio futuro.


Para reflectir





Sem comentários:

Enviar um comentário