sábado, 9 de fevereiro de 2013

uma música para o fim de semana- Rui Veloso e Luís Represas


Faltava a terceira a vez.
A primeira foi com Expensive Soul, a segunda em parceria com Carlos do Carmo e agora o amigo escolhido por Rui Veloso para tocar com ele para a Esteira neste fim de semana é Luís Represas.

Os três temas são do álbum Rui Veloso e os Amigos, o mais recente trabalho do pai do rock.
Cada vez que escolho Rui Veloso para uma música para o fim de semana, fico na dúvida se é por Rui Veloso ou se é pela letra de Carlos Tê.

Gosto imenso das vozes de Rui Veloso e Luís Represas, já ambos passaram por aqui na Esteira. É um dueto de gigantes.
Mas para hoje e muito provavelmente algures num outro fim de semana, é claramente a letra de Carlos Tê o critério da escolha.
A letra de Má Fortuna é um pouco triste, mas é bonita. É a história de quem carrega um fardo pesado, de alguém que solitário na estrada da vida, carregando uma mochila e a fatalidade nos seus ombros e que com uma caneta, oscilando entre o azar e uma má decisão, vai cantando os seus estados de alma.

Para além das vozes do Rui e do Luís, Rão Kyao mesmo no fim do tema também dá uma perninha. Ou melhor, uma flautinha. E fica muito, muito bem no retrato.


- Má Fortuna -

No cabo de Guardafui
vou guardando bons ventos
tiro a pena da mochila
E assento meus pensamentos.

Às voltas com o seu fadário
um simples soldado raso
tomai lá meu secretário
e guardai bem este meu caso

Só me deu p'ra dizer que não
em tempo de dizer sim
também na mesma moeda
o mundo me paga a mim

Como este cabo tão triste
pedrogoso e sem verdura
assim minha vida existe
marcada p'la desventura

Pergunto à musa porquê
pergunto aos deuses nos céus
todos me dizem que é só
má fortuna e erros meus

Se baixo o amor à taberna
e depois o subo em soneto
ele arde em mim como dois lumes
um é branco e outro é preto

Assim ando estrada fora
como um bardo vagabundo
desisti de ver a hora 
de ficar bem com mundo

No cabo de Guardafui
guardei os meus pensamentos
ponho a mochila às costas
pois já sopram melhores ventos

Como esse cabo que existe
à tristeza condenado
também a má fortuna insiste
em andar sempre ao meu lado

Pergunto à musa porquê
Pergunto a vós que ouvis
também achais que um poeta
só é bom quando infeliz?


Bom fim de semana :)





1 comentário: