sábado, 15 de setembro de 2012

uma música para o fim de semana - Gaiteiros de Lisboa


Se o que caracteriza uma canção de intervenção é o seu cariz claramente popular, a subtileza da letra e a mensagem escondida por entre segundas intenções, então Avejão dos Gaiteiros de Lisboa é tudo isto.

Os Gaiteiros de Lisboa já existem desde 1991, mas o seu primeiro álbum, Invasões Bárbaras, só viu a luz do dia em 1995. Dezassete anos depois lançaram em junho deste ano, o sexto trabalho do grupo, Avis Rara de onde é retirado a música para este fim de semana, Avejão.

São irreverentes quer nas músicas, quer nas letras. São senhores de uma sonoridade muito distinta, fruto dos instrumentos que tocam. Muitos deles inventados ou reinventados pelo próprios Gaiteiros, artesãos da sua música.

No dia em que a população sai à rua para manifestar o descontentamento contra troika e contra as novas medidas de austeridade desse grande passarão que é o Passos Coelho e seus acólitos, esta canção, uma sátira ornitológica ao poder que nos governa, vem com bom timing.
Atenção à parte final do tema onde é descrito o desfile das aves de rapina, os esquadrões falcão e abutre.

E como Carlos Guerreiro termina - Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência.

Avejão está em registo ao vivo - participação dos Gaiteiros de Lisboa no Festival de Música Intermunicipal de Músicas do Mundo (Festim) - mas na versão original este tema conta com as vozes de Sérgio Godinho, um colaborador regular dos Gaiteiros de Lisboa e de Armando Carvalhêda que na versão ao vivo não surgem.


No reino das trepadoras,
o papagaio é senhor.
Mesmo até sem saber ler, 
qualquer papagaio é doutor

Voar mais alto que os outros,
esse era o sonho do galo.
Roubar as asas ao Pégaso
e voar como um cavalo.

Mas o galo de ser galo,
é ter o chão junto à barriga.
Para chegar ao poleiro, 
tem que usar muita intriga

No reino dos voadores, 
impera a grande anarquia.
A barata voadora,
já tem lugar de chefia.

A passarada oprimida, 
só deseja que isso mude.
Mas as aves de rapina, 
cada vez têm mais saúde.


Bom fim de semana  :)






Por curiosidade fui ver o significado da palavra avejão
Pelo que encontrei, pode significar um homem alto, corpulento e feio ou ser o aumentativo de ave e também pode significar uma visão ou um fantasma.


Sem comentários:

Enviar um comentário