terça-feira, 7 de agosto de 2012

Caetano Veloso 70


É uma das vozes mais míticas da música popular brasileira (MPB) e também uma das poucas que eu admiro.
Irmão mais velho de Maria Bethânia, Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, para todo o sempre Caetano Veloso, nasceu há 70 anos na Baía, a 7 de Agosto de 1942.
Estreou-se na música na bossa nova sob influência de João Gilberto.

Com a sua voz e guitarra tem espalhado magia pelo mundo.
Imemoriais são certamente Você é linda e Leãozinho, a preferida do meu irmão, e o monumental Sozinho, que não sendo um original de seu, é de Sandra de Sá que a cantou em 1995, deve ser a preferida de toda a gente.
Curiosamente, o título original que o compositor Peninha deu à canção era Sozinha. Caetano Veloso quando cantou esta música em Prenda Minha, mudou o título para a versão masculina.

Pessoalmente, a minha preferida de Caetano Veloso é Terra. Também pertence ao álbum gravado ao vivo Prenda Minha e é o seu trabalho mais vendido de sempre. Foi editado em 1999.
Aqui vai ela.




Sem comentários:

Enviar um comentário