domingo, 8 de julho de 2012

compra de fim de semana - Tomasz Stanko





Neste momento Soul of Things é um dos meus álbuns favoritos para ouvir ao fim do dia.

A música do polaco Tomasz Stanko e particularmente o seu trompete, flui suavemente.
É subtilmente colorida. Faz lembrar uma aguarela de cores suaves e quentes, descrevendo uma paisagem banhada pela luz já baixa após o sol se pôr.
Ela é espiritual e por vezes quase hipnótica.

As composições são simples e muito lineares, assim como o ordenamento das faixas na contracapa do cd. Elas em vez dos usuais nomes apelativos, elas estão simplesmente ordenadas de um a treze, Soul of Things I - XIII.
Com um olhar para o leitor de cds sabe-se de imediato qual a faixa que está a passar, não é preciso andar com a caixa para se conhecer o título da música.

Descrito desta maneira corro o risco de dar a ideia que é um álbum algo monótono.
Mas Stancko com o seu quarteto - Tomasz Stanko no trompete, Marcin Wasilewski no piano, Slawomir Kurkiewicz em contrabaixo e Michal Miskiewicz na bateria - inteiramente polaco, consegue nas alturas exactas inserir uma pincelada mais vibrante, mais incisiva que sem destoar, complementa na perfeição o ambiente melódico.

Um bom exemplo são as faixas III e XI. Uma mais vibrante e mais vigorosa, a outra, mais inquieta, como se Stancko estivesse à procura de algo. Mas nenhuma delas perde a linha evocativa dos restantes temas.

Soul of Things acolhe-nos. É fácil ouvi-lo repetidas vezes sem cansar.
É bom para ouvir no fim de tarde, no regresso a casa, quando as agruras do dia pesam na cabeça e no corpo, e relaxadamente de copo de vinho ou gin tónico na mão, sabe bem ouvir algo que naturalmente capta a nossa atenção, mas sem a exigir.





Sem comentários:

Enviar um comentário