domingo, 18 de março de 2012

compra de fim de semana - Bill Evans





Depois de no fim de semana passado ter falado do Everybody Digs Bill Evans, a compra deste Bill Evans Trio Sunday at the Village Vanguard era óbvia.

Este álbum de jazz do trio de Bill Evans gravado ao vivo, em Junho de 1961, num dos grandes clubes de jazz de Nova Iorque, o Village Vanguard fundado em 1935, é considerado uma das melhores gravações ao vivo da história do jazz.
Uma gravação em que os três elementos - Bill Evans no piano, Scott LaFaro no contrabaixo e Paul Motian na bateria - tocaram na perfeição não só cada um nos seus instrumentos, mas também no diálogo musical que existiu entre eles.

Esta álbum e suas as faixas resultam da escolha pessoal de Bill Evans.

Talvez duas semanas depois das gravações, o contrabaixista Scott LaFaro com vinte e cinco anos, morreria num acidente de automóvel. Bill Evans fica devastado o que o levou a iniciar um período sabático. Regressaria à música no ano seguinte com um novo trio.

Consciente do talento e da importância e contribuição de LaFaro no trio, Bill Evans escolhe as faixas onde a presença do contrabaixista é mais evidente e onde este mais brilha.
É uma homenagem que Bill Evans prestou ao seu malogrado companheiro de trio.

Num outro volume, chamado Waltz for Debby, Bill Evans vai buscar os restantes temas gravados. Posteriormente surgiria The Complete Village Vanguard Recordings, 1961 com a unificação da totalidade dos temas tocados.

Ouvir este álbum, transporta-nos para a cena do Village Vanguarde. A gravação está cheia de "ruídos", como copos a tilintar, pessoas a conversar e os seus aplausos que se percebem que não vêm de uma grande sala de concertos, mas sim de um espaço mais pequeno e intimista.
O que dá a sensação, que nós próprios fazemos parte desse grupo privilegiado de pessoas que sem saber, esteve presente e assistiu a um momento histórico do jazz.


Sem comentários:

Enviar um comentário