sexta-feira, 29 de abril de 2011

World Press Photo 2011



Existem dois tipos de fotografias das quais gosto e com as quais me identifico particularmente: a de viagens e o fotojornalismo.

Da primeira categoria não conheço nenhum evento à escala global que mostre o que de melhor se faz nesta área, mas relativamente à segunda há claramente uma, a World Press Photo.

E que será provavelmente a exposição de fotografia mais conhecida pelo grande público.



Foi a fotógrafa sul africana Jodi Bieber que ganhou a edição deste ano do concurso que dá origem à exposição, com a fotografia da jovem afegã Bibi Aisha, mutilada pelo marido no nariz e orelhas e que foi capa da revista Time em Agosto do ano passado.

Anualmente esta exposição faz um circuito mundial e Lisboa tem sido, felizmente, uma das cidades regularmente contempladas com esse privilégio.
Este ano a World Press Photo vai estar em exibição em Lisboa, Belém, no Museu da Electricidade entre os dias 29 de Abril e 26 de Maio.

Para além de Lisboa irá também estar em Portimão, no Museu de Portimão entre os dias 05 de Agosto a 28 de Agosto e no norte de Portugal na Maia, no Fórum da Maia nos dias 17 de Novembro a 13 de Dezembro.

Três locais onde se pode experimentar a emotividade e a força do fotojornalismo, que nos traz e mostra realidades muitas vezes duras e brutais e muitas vezes belas e delicadas, muitas vezes distantes de nós e outras vezes estão... mesmo ao virar da nossa esquina.
Definitivamente a não perder.


Texto publicado na revista de artes online Textualino.

Sem comentários:

Enviar um comentário