segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

1...2...1,2,3,4,5 minutos jazz



Gosto particularmente de jazz.
É um dos meus géneros musicais de eleição (o outro é música clássica) para acompanhar os pequenos almoços de fim de semana.
Quer estes comecem com uma manhã de sol glorioso ou com um cinzentismo impenetrável.
É versátil. É a companhia perfeita para a solidão, para apreciar uma outra bonita companhia ou uma conversa com um grupo de amigos.
Fica óptimo com um livro numa mão e uma bebida na outra.

É um animal irrequieto e meio selvagem, não pode ser domado. É colorido e multifacetado. É ágil e veloz.
Mas pode ser lento e intimista. Acolhedor e aconchegante. Renova-se e inova-se constantemente.
Foge à formatação esterotipada de género musical e é difícil para mim defini-lo.
Leva-me aonde ele quer, mas sempre com o meu consentimento.
Tanto é capaz de me atirar para as profundezas do abismo, como é capaz de elevar o meu espírito aos píncaros de uma montanha.

Para quem gosta de jazz, José Duarte e o seu 5 Minutos de Jazz serão sempre uma referência em Portugal. Pessoalmente devo bastante aos dois.
É um programa cujo objectivo é durante 5 minutos fazer a divulgação do jazz, dos seus músicos e das suas várias vertentes.
Alguns dos nomes que oiço actualmente foram-me apresentados por ele. Os incontornáveis Miles Davis e John Coltrane. Stan Getz, Ahmad Jamal, Dave Brueck e Charles Mingus tocam regularmente nas minhas manhãs de fim de semana graças a José Duarte.

Um guia, cuja voz me mostra e aponta novos caminhos do jazz e me vai apresentando novos nomes ou novas peças de velhos nomes do jazz.




Este lendário programa, o mais antigo em emissão na rádio portuguesa, faz hoje 45 anos.
Teve a sua primeira emissão a 21 de Fevereiro de 1966, na Rádio Renascença pela voz de José Duarte.
Está actualmente a ser emitido pela Antena 1 (desde 1993) de segunda a sexta, por volta das 21.55h.
É igualmente autor e apresentador da rúbrica "Jazz com Brancas" na Antena 2 que também passa de segunda a sexta por volta das 20h.

Jazzé Duarte - como gosta de ser tratado - nasceu em 23 de Junho de 1938, no Bairro Alto e tinha 28 anos quando estreou o 5 Minutos Jazz.

Informo igualmente, que 5 Minutos de Jazz é talvez o único spot de rádio que consigo cantar ao ritmo certo desde o primeiro ao último segundo. :)




Sem comentários:

Enviar um comentário