«O nível do preço (dos combustíveis) é muito elevado e nalguns casos é difícil compreender porque é que é tão elevado. Naturalmente que vou procurar explicações junto das empresas desse sector».
Esta surpreendente afirmação foi proferida pelo ministro da Economia, Vieira da Silva, numa entrevista à SIC na quarta feira passada.
Nada que os portugueses não saibam e não sintam há bastante tempo no seu dia-a-dia e na sua carteira.
O que é chocante é a presumível ignorância de Vieira da Silva. De certeza que não vive neste país, ou se vive, não é ele quem mete e paga a gasolina.
Na verdade, o preço dos combustíveis neste momento estão ao nível de quando o barril de petróleo custava aproximadamente 150 dólares, quando presentemente se encontra próximo dos 90 dólares.
Afirmou igualmente que vai tentar perceber as causas que estão por detrás dos elevados preços que estão a ser praticados.
- elevada carga fiscal aplicada aos combustíveis,
- cartelização por parte das gasolineiras,
- posição dominante da Galp no mercado
- ineficácia da Autoridade para a Concorrência (que parecem ser os únicos que acreditam que não há sinais de concertação de preços - cartel - por parte das gasolineiras).
Por conta do ISP (imposto sobre os produtos petrolíferos) o Estado leva para os seus cofres aproximadamente 60 cêntimos por cada litro de gasolina e cerca de 40 cêntimos por cada litro de gasóleo.
E é uma verdade adquirida que as gasolineiras sobem mais depressa os preços do que a velocidade a que os descem.
Sabendo todos nós isto, porque é que o ministro se mostra tão preocupado ?
E porquê só agora ?
Não deveria ser ele (ministro da Economia) uma das primeiras pessoas a saber explicar o porquê ?
Quando oiço este tipo de declarações que considero gratuitas, inconsequentes e atiradas para o ar, põe-me sempre a questão sobre qual o grau de consciência e de seriedade política que está presente na pessoa que as faz.
Especialmente quando é alguém que gere o nosso país. Qualquer que seja o cargo ocupado.
fotografia - Google Imagens
fotografia - Google Imagens
Sem comentários:
Enviar um comentário